domingo, 23 de setembro de 2012

Escute seu tambor!

Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC - 23/09/2012

Existem pessoas muito especiais que passam pela vida da gente, mas um dia, de repente, precisam partir. Os momentos maravilhosos que tivemos com elas, entretanto, não vão embora. Transformam-se em boas lembranças com pitadas de saudade. E é bem o que acontece com os personagens de Tio Pepe, O Professor de Música.
O livro, com texto e ilustrações de Tânia Ricci, conta a história do professor maluquete que não larga o guarda-chuvão amarelo. Sabe qual o primeiro instrumento que toca ao entrar na sala? O sovaco, que produz som parecido ao do pum.
Com Tio Pepe, os alunos aprendem a viajar pelo universo (que é maior do que o mundo) da imaginação, inventar canções e não esquecer de escutar o tambor que fica dentro do nosso peito: o coração!
Além de engraçada, a trama tem poesia delicada, com trechos que nos emocionam. É a primeira obra escrita por Tânia, que costuma ilustrar livros de outros autores. O que é mais difícil fazer? As duas coisas, segundo ela. A inspiração para criar Tio Pepe Tânia tirou do marido, que também é professor de música. "Escrevi a história um pouco com meu lado criança que tem a capacidade de acreditar na fantasia."
No livro, o protagonista precisa dizer adeus aos alunos. Mas quem sabe ele volta em outra aventura!
http://www.dgabc.com.br/Mobile/Noticia.aspx?idNews=5982434

Nenhum comentário: